Dicas para escolha de um fotógrafo

Lembre-se que fotografia avalia-se pela qualidade e custo-benefício, não somente pelo menor preço.

 

  • Fuja daqueles que dizem que dão brinde, isso e aquilo. Cada item deve ter seu valor, e nada é de graça, mas sim embutido no orçamento. E eu pessoalmente não gosto de enganação.

  • Suspeite dos que dão muito por pouco.

  • Desconfie daqueles que exaltam demais o equipamento que usam. Praticamente ninguém no Brasil usa top de linha, apesar de muitos dizerem que "usam o de mais moderno em equipamento digital". Se usar terá que cobrar pelo menos R$5000 por casamento. Equipamento no Brasil é muito caro. Fora que equipamento não é tudo. Conta mais o olhar e a criatividade, e principalmente, o domínio que tem sobre o equipamento usado. Tem muita gente usando câmera profissional no automático. O resultado são fotos com sombras do flash, e sem captação da luz de fundo ambiente.

  • Desconfie de sites em que a pessoa do fotógrafo/cinegrafista aparece demais. É pra encher com imagens quando não tem boas fotos. rs

  • Repare quando o fotógrafo só apresenta fotos da festa e não da cerimônia. Isso porque na festa de recepção, das pessoas dançando, é mais fácil camuflar fotos ruins. É provável que o fotógrafo não tenha criatividade e talvez nem mesmo bom equipamento para capturar a luz de fundo ambiente de uma igreja ou salão.

  • Repare na sombra muito marcada do flash nas paredes, principalmente nas fotos verticais.

  • Observe o fundo das fotos. Um pouco difícil explicar para leigos, mas se vc conseguir perceber que a foto tem um ângulo fechado, ou seja, vê-se uma área "pequena" no fundo, mas o fundo está em foco, é bastante provável que não use equipamento profissional. Uma característica dos equipamentos profissionais é o desfoque no fundo. Isso permite um destaque ao primeiro plano onde está o assunto que interessa, deixando a foto mais bonita. Além disso, os equipamentos profissionais permitem uma maior qualidade de imagem, sem o chamado ruído nas fotos, mesmo captando a luz de fundo ambiente.

  • Cuidado com fotógrafos que só apresentam fotos de casamentos feitos de dia. É possível que o equipamento (ou o fotógrafo) não seja capaz de captar com qualidade a pouca luz dos eventos noturnos.

  • Outro item a avaliar: o fotógrafo apresenta fotos de todo um evento? Percebe-se qualidade em todas as fotos? Nota-se que há uma história, que há registro de todos os momentos do casamento? Ou apenas mostra umas 10 a 15 melhores fotos, e ainda por cima posadas!? Registrar com criatividade, beleza e técnica adequada no dinamismo do evento é muito mais difícil do que nas fotos posadas.

  • Não é uma "regra", apenas algo para prestar atenção...muitos "fotógrafos", por vezes paparazis, mostram fotos de celebridades feitas por eles, na tentativa de impressionar. Mas preste atenção na qualidade, que geralmente é ruim. Bons fotógrafos quando fazem fotos de celebridades estão preocupados com os direitos de imagem dessas personalidades, e não saem por aí publicando.

Quanto a filmagem, busque quem faça com câmera de 3CCDs, para as quais não é necessário iluminação forte e portanto não ficam fios espalhados.